Objetivos:
Oferecer aos estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, a possibilidade de uma experiência reflexiva-crítica sobre o processo de projetação, baseada em:
a) Um debate teórico que articula, no plano epistêmico, a perspectiva pedagógica de Paulo Freire e a abordagem projetual de Christopher Alexander, e;
b) Um experimento em ateliê, focado em um caso concreto de projeto participativo.
Estabelecer, desenvolver e consolidar um processo participativo de projeto, articulando diferentes agentes – comunidade CECLIMAR-UFRGS, comunidade FARQ-UFRGS, EMAV, etc. - no sentido da construção coletiva de uma agenda para um projeto sustentável para o campus do CECLIMAR-UFRGS.
Promover e reforçar a institucionalização do EMAV, como instância participativa dos estudantes de arquitetura e urbanismo, e como perspectiva de abertura de frentes de extensão universitária.
Súmula:
• Pensar o conhecimento: fundamentos epistemológicos.
• Pedagogia da autonomia: a abordagem de Paulo Freire.
• Espaço, interação e cognição: a abordagem projetual de Christopher Alexander.
• Percepção ambiental: por uma leitura de espaços e comportamentos.
• O problema de projeto: espaço, lugar, programa, forma.
• Dimensões de sustentabilidade - aplicações
• Construções e aberturas: projetando como linguagem de padrões.
• Ateliê: agenda para um projeto ambiental participativo
Pré-requisitos:
• ARQ 02001 Teorias sobre o Espaço Urbano
• ARQ 01009 Projeto Arquitetônico III
Estudantes que não tenham ainda obtido os pré-requisitos assinalados poderão solicitar matrícula, condicionada à entrevista de avaliação com os professores responsáveis pela disciplina.
Vagas oferecidas:
15 (quinze), sujeito a ajuste, conforme demanda
Horário:
Sextas-feiras: das 14h30min às 17hh30min
(seminários / prática de ateliê)
Oficinas de imersão:
Três finais de semana, de sexta-feira a e domingo
Datas a serem definidas
Atividades a serem realizadas no campus do CECLIMAR-UFRGS
(...) O crescimento em grandes dose depende de uma visão descontínua e estática do ambiente humano, o crescimento em pequenas doses depende de uma visão dinâmica e contínua do ambiente.
Christopher Alexander
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário