terça-feira, 18 de agosto de 2009

Bibliografia de Referência (ampliada)

ALDISS, B. (1971). Intangíveis Inc. In: O Planêta de Neanderthal. São Paulo: Cultrix. pp. 112-34.
ALEXANDER, C. (1977a). De un grupo de fuerzas a una forma. In: Espacios CEPA No. 6. La Plata: Centro de Estudios y Proyectación del Ambiente.
_________. (1978). Urbanismo y participación. Barcelona: Gustavo Gili.
_________. (1980a). Sistemas que generan sistemas. In: Tres aspectos de matemática y diseño y La estructura del medio ambiente. Barcelona: Tusquets; Buenos Aires: Infinito.
_________. (1980b). El modo intemporal de construir. Barcelona: Gustavo Gili.
________ (1988). A city is not a tree. In: THACKARA, J. Design after modernism. Londres: Thames and Hudson
_________ (1997). Notes on the synthesis of form. Cambridge: The Harvard University Press. Ed. Orig. 1964.
_________ (2003). New concepts in complexity theory: arising from studies in the field of architecture. In: www.natureoforder.com/library/scientific-introduction.pdf.
ALEXANDER, C. et al. (1981). A pattern language / un lenguage de patrones: ciudades, edificios, construcción. Barcelona: Gustavo Gili.
ALEXANDER, C. et al. (1985). The construction of houses. New York: Oxford University Press.
ALEXANDER, C., JACBSON, M. (1978). Especificaciones para un sistema de edificación orgánico y humano. In: ALLEN, E. La casa “otra”. Barcelona: Gustavo Gili.
ALEXANDER, C., NEIS, H., ANNINOU, A., KING, I. (1987). A new theory of urban design. New York: Oxford University Press.
ANDRADE, L. M. V. (2000a). Espaço, interação e cognição.: explorando o pensamento de Christopher Alexander. Porto Alegre: DeUrb/UFRGS.
ANDRADE, L. M. V. (2000b). Sentido, tempo e lugar: a noção de ambiente em Kevin Lynch. Porto Alegre: DeUrb/UFRGS.
ANDRADE, L. M. V. (2009). Cognição e Participação na Obra de Christopher Alexander: uma aproximação à teoria ecológica da percepção. Porto Alegre: PROPUR/UFRGS.
_________, AXT, M. (1999a). A construção dos possíveis em arquitetura: epistemologia genética e ecologia cognitiva. In: Informática na Educação: teoria e prática. Porto Alegre: PPGIE/UFRGS. v2.n.1. pp.39-44.
_________, ________. (1999c). Tudo o que é dito é dito por alguém: a noção de cidade como espaço cognitivo. In: Informática na Educação: teoria e prática. Porto Alegre: PPGIE/UFRGS. v2.n.2. pp.39-44.
BACHELARD, G. (2000). Poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.
CAPRA, F. (1998). A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix; Amana-Key.
CERTEAU, M de, LUCE, G., MAYOL, P. (1994). A invenção do cotidiano: artes de fazer Petrópolis: Vozes.
CHERMAYEFF, S, ALEXANDER, C. (1977). Comunidad y privacidad: hacia una nueva arquitectura humanista. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión.
DÓCZI, G. (1990). O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. São Paulo: Mercuryo.
FRANCO, S. R. K. (2002). Piaget e a dialética. In: Revisitando Piaget. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 9-20
FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
JOHNSON, S. (2003). Emergência: a dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Zahar.
KING, I. F. (1993). Christopher Alexander and contemporary architecture. Tóquio, a+u Publishing.
LYNCH, K. (1975). ¿De que tiempo es este lugar? Barcelona: Gustavo Gili.
_________ (1982). A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.
_________ (1985). La buena forma de la ciudad. Barcelona: Gustavo Gili.
MATURANA, H. R., VARELA, F. J. G. (1995). A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy.
MONTANGERO, J., MAURICE-NAVILLE, D. (1998). Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artes Médicas.
MAU, B. (2000). Manifesto (incompleto) pelo crescimento. In: Domus, no. 822. Milão: Ed. Domus (tradução: Luciana Snell Goesel).
MORIN, E. (1991). Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget.
SALINGAROS, N. (2002). Some notes on Christopher Alexander. Disponível em: sphere.math.utsa.edu/sphere/salingar/.
SALINGAROS, N. (2003). As leis da arquitetura na perspectiva de um físico. Pub. Orig. In: Physics Essays, Vol. 8, n°. 4, 1995, pp. 638 -643.
SALINGAROS, N., MEHAFFY, M. (2003). El nuevo traje del emperador. In: Revista A/mbiente No. 90. La Plata: Fundacion CEPA. Disponível em: http://www.revista-ambiente.com.
SCHÖN, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas.
STRECK, D. R., REDIN, E., ZITKOSKY, J. J., ed. (2008). Belo Horizonte: Autêntica.

Desenho porque quero ver.
Carlo Scarpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário